
HIDROCELE
Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido no interior da túnica vaginal, a membrana que reveste internamente a bolsa que contém os testÃculos. A hidrocele pode ser uni ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária e afeta principalmente os bebês recém-nascidos e os adultos acima de 45 anos.
Causa
Nem sempre é fácil determinar-se a causa da hidrocele.
A hidrocele ocorre quando há algum desequilÃbrio entre a produção e a absorção do lÃquido que normalmente é encontrado no interior de suas camadas, com a função de lubrificá-lo
Pode ser causada secundariamente a processos inflamatórios dos próprios testÃculos ou de estruturas vizinhas ou por traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou tumores.
No feto, os testÃculos são formados na cavidade abdominal e migram posteriormente em direção à bolsa escrotal, por um caminho que em geral se fecha naturalmente. Caso isso não aconteça, lÃquidos da cavidade abdominal passam para o interior do saco escrotal, acumulando-se ali e resultando na hidrocele.
Sintomas
A hidrocele se manifesta geralmente pelo aumento progressivo do volume da bolsa escrotal, pelo acúmulo de lÃquido, normalmente indolor, mas podendo causar certo desconforto em casos de grandes volumes. Pode variar muito em tamanho, podendo ser discretas ou exacerbadas, uni ou bilaterais.
Diferem de outras massas que podem estar no interior do saco escrotal, como tumores dos testÃculos, porque estas são mais sólidas.
Tratamento
O tratamento da hidrocele consiste na remoção do lÃquido acumulado na bolsa escrotal. É realizado uma incisão na bolsa escrotal, com esvaziamento do lÃquido juntamento com a excisão e ressecção da túnica vaginal. Posteriormente as bordas da túnica são suturadas para prevenir um novo acúmulo.
Uma outra alternativa é aspiração do lÃquido, em um procedimento menos invasivo, mas as taxas de recorrência são bem mais altas. A injeção de uma solução esclerosante (escleroterapia), seguida por aspiração do fluido da hidrocele, pode aumentar as taxas de sucesso. Esse procedimento pode ser repetido, se necessário.